Pague Menos oferece exames para detecção de dengue e Zika

02 mar 2020
  • Compartilhe esta matéria pelo Facebook
  • Compartilhe esta matéria pelo WhatsApp

No verão, a combinação de altas temperaturas e chuvas intensas contribuem para a proliferação do mosquito da dengue e, consequentemente, no aumento da incidência das enfermidades transmitidas por esse inseto. Para garantir mais comodidade aos consumidores, a Pague Menos oferece exames rápidos para detecção tanto da dengue quanto do vírus Zika, duas das doenças causadas pela picada do Aedes aegypti.

Em ambas as enfermidades, a febre é o primeiro sintoma a se manifestar. Como é um denominador comum de muitas infecções, um exame rápido e prático é fundamental para que o paciente tenha a indicação se é realmente algo sério, como dengue ou Zika, ou um simples resfriado. Sem precisar de agendamento, o exame está disponível por meio do Clinic Farma em unidades da rede em 13 estados do País, e leva apenas quinze minutos para detectar a presença do vírus no organismo do paciente. Ao custo de R$120,00 cada, os exames são realizados por farmacêuticos nas farmácias e os resultados são laudados por biomédicos via internet, sendo da modalidade teste de ponta de dedo: basta retirar uma pequena quantidade de sangue da ponta do dedo do paciente – similar à medição de glicemia realizada em diabéticos.

“Muitas vezes, as pessoas banalizam os sintomas e não querem se deslocar até o pronto-socorro por estarem apenas com febre, mas pode ser o indício de algo mais grave, como o Zika vírus”, explica Socorro Simões, gerente de serviços farmacêuticos Clinic Farma, da Pague Menos. “Isso vale no outro sentido: a pessoa está preocupada acreditando estar com dengue ou Zika, mas na verdade precisa buscar um tratamento adequado para o que está sentindo. O serviço funciona até mesmo para ajudar a desafogar o sistema de saúde, servindo como uma espécie de pré-triagem”. A gerente reforça que é preciso sempre estar atento as manifestações e reações do organismo, principalmente, nesse período em que há um aumento de casos no País.

No caso da dengue, a febre alta geralmente é acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, além de prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele. Perda de peso, náuseas e vômitos são comuns, e em alguns casos também se apresentam manchas vermelhas na pele. Já os sintomas mais comuns associados à contaminação pelo Zika vírus são: vermelhidão em todo o corpo com muita coceira, febre baixa, muitas vezes não sentida, conjuntivite sem secreção, dor nas juntas, mialgia e dor de cabeça.

Sem vacinas ou medicamentos específicos para ambas as doenças, a terapêutica recomendada geralmente se dá com repouso, ingestão de bastante líquido, e tratamento de forma sintomática - de acordo com a avaliação do profissional de saúde em cada caso. A maneira mais eficaz de se prevenir contra o Aedes aegypti continua sendo evitar a sua proliferação. Por isso, é importante eliminar água armazenada em locais que podem se tornar possíveis criadouros, como: vasos de plantas, lagões de água, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem manutenção etc.

Sobre as Farmácias Pague Menos 

As Farmácias Pague Menos são a primeira rede varejista presente nos 26 estados da Federação e no Distrito Federal, desde 2009. Hoje, a rede conta com 1.123 lojas, 822 unidades do Clinic Farma e mais de 20 mil colaboradores que atuam em 327 municípios.

Contatos para a imprensa:

José Enrico Teixeira (11) 3147-7383 / jose.enrico@maquinacw.com

Denise Carvalho (11) 3147-7399 / denise.carvalho@maquinacw.com 

imprensapaguemenos@maquinacw.com

Destaques